NOTÍCIAS / EVENTOS
24/02/2014

Grupo Coringa implanta projeto e diminui risco de acidentes

 

Choques elétricos, contusões e lombalgias foram alguns dos acidentes evitados com a implantação do Projeto “Quase acidentes” nas Indústrias reunidas Coringa. Trazido para o Sistema de Gestão Integrada (SGI) pelo Gerente de Recursos Humanos, Gustavo Freire, o processo visa registrar e controlar ocorrências de quase acidentes através de ações preventivas que eliminem ou reduzam riscos ocupacionais em saúde, segurança e meio ambiente.

“Se uma máquina industrial está operando sem dispositivo de segurança ou uma telha estiver parcialmente solta no teto do galpão industrial e um funcionário atento registra a situação, automaticamente o SGI toma as providências cabíveis junto ao Gestor da área antes que aconteça uma tragédia maior. Isso é o “Quase Acidentes”, afirmou o Coordenador do SGI, Benedito Rodrigues, que aponta uma redução de 40% nos acidentes da empresa após a implantação do projeto e de outras ações como inspeções diárias de segurança, treinamentos contínuos e atuação da CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes).

O Projeto que começou ano passado foi intensificado este ano com ações, incentivos e divulgações internas. Em 2014 já foram preenchidos 35 registros por funcionários de diversos setores. Segundo o Gestor de RH, Gustavo Freire, hoje já é possível gerenciar melhor os acidentes dentro da fábrica. “ Os maiores riscos estão no setor industrial, por isso decidimos começar por lá. Este ano, o Programa deverá ser estendido também para os setores administrativos da empresa” Concluiu.

Qualquer colaborador diante de uma situação considerada perigosa para seu bem estar e de seus companheiros, poderá solicitar um formulário a liderança da área, realizar o registro e depositar em uma das dezesseis urnas espalhadas por toda indústria. Nesta sexta(21), uma reunião organizada pelo SGI, abordou resultados e acidentes evitados. Todos os colaboradores que contribuíram com o projeto participaram de um sorteio realizado como forma de agradecimento pelo ato que ajuda a preservar e salvar vidas.

 

 



© Copyright 2017 | Todos os direitos reservados.