NOTÍCIAS / EVENTOS
10/02/2014

Grupo Coringa apóia projeto de reciclagem em Arapiraca

Todos os anos milhões e milhões de lixo poluem os solos, rios, mares e a atmosfera, destruindo e degradando o meio ambiente em que vivemos.  Foi diante desta problemática que o S.G.I. (Sistema de Gestão Integrada) do Grupo Coringa, setor que agrega qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente decidiu apoiar o Projeto Luarte Recicla. Idealizado pela artesã Lucineide Bispo dos Santos, de 38 anos, há 05 meses a idéia virou realidade. Hoje ajuda a gerar renda e emprego para pessoas sem escolaridade, para idosos e pessoas impossibilitadas fisicamente de trabalhar. A primeira exposição do projeto aconteceu na Vila Padre Cícero neste Domingo, em Feira Grande. “Hoje temos dez pessoas engajadas no projeto. Ensino tudo que sei sobre artesanato gratuitamente e com o material doado por empresas como o Grupo Coringa, confeccionamos diversas peças provenientes de material reciclado que são vendidas e revertidas em renda para toda equipe. Meu maior orgulho é fazer com que estas pessoas sintam-se úteis e reconhecidas por sua criatividade e talento.” Ressaltou a artesã que escolheu o local onde nasceu para expor os objetos, prestigiando amigos e familiares.

De caixas de leite a latas de achocolatados, tudo se transforma em obras de arte. São utilizados vidro, plástico, madeira, tecido, papel, couro, papelão e até espatas de coqueiro. “Decoramos sandálias, confeccionamos arranjos de flores, telas, porta fraldas, compartimentos para quarto de bebê, bolsas e tudo o que nossa imaginação permitir”, Finalizou Lucineide. Uma das envolvidas no projeto, Maria José Pinheiro, 47 anos, casada e mãe de dois filhos, falou da importância do projeto em sua vida. “Devido a uma doença degenerativa nos ossos, não posso trabalhar. O projeto me deu novas perspectivas, sonhos e aumentou minha autoestima. Me sinto útil outra vez, além de ser uma ótima terapia. Atualmente vivo das vendas de tudo que confeccionamos.” Concluiu.

Para o Coordenador do SGI, Benedito Rodrigues, doando materiais inservíveis, diminui os impactos ambientais causados por entulhos. “Mensalmente doamos pallets de madeira, tubos, caixas e placas de papelão para o projeto. Dando um destino ecologicamente correto para nossos materiais inservíveis, ajudamos na preservação do meio ambiente e ainda contribuímos socialmente gerando renda e emprego para estas pessoas” Enfatizou.

Outras exposições dos produtos reciclados serão realizadas em Arapiraca e cidades do Agreste ainda sem data definida. Para conhecer ou adquirir os objetos, eles encontram-se na Loja da Maria, na Rua São Domingos, 27, Cavaco (Ao lado do Centro de medicina física e reabilitação de Arapiraca), ou adquira mais informações pelo telefone 9926-4749 ou email telaluarte@outlook.com.br.



© Copyright 2017 | Todos os direitos reservados.