NOTÍCIAS / EVENTOS
19/12/2013

Produtores rurais são beneficiados por ação do Grupo Coringa e Secretaria de Agricultura de Arapiraca

Pelo quinto ano consecutivo, O Grupo Coringa em parceria com a Secretaria de Agricultura de Arapiraca, realizam palestras sobre o correto uso dos agrotóxicos, exploração do trabalho infantil e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em comunidades agrícolas da região. A iniciativa já disseminou informação para mais de 15 povoados arapiraquenses, beneficiando mais de mil famílias.

Este ano, aproximadamente duzentos participantes do Mundo Novo, Piauí e Baixa do Capim ampliaram seus conhecimentos. O Técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Rodrigo Moreira de Brito, que abordou o tema “Prevenção de acidente de trabalho e uso seguro e correto de agrotóxicos” explicou que os agrotóxicos possuem diferentes classificações de risco, indicando o grau de agressão a saúde para quem se expõe freqüentemente a estas substâncias. “O produtor deve conhecer aquilo que está utilizando em sua lavoura. Pois os cuidados com estes produtos diferem, de um para outro, de acordo com a toxidade de seus princípios ativos. Às vezes não relacionamos um mal estar ao uso incorreto deste produto” Frisou.

O Grupo Coringa sorteou entre as famílias presentes, cento e cinqüenta equipamentos de proteção individual (EPI). Umas das representes do Grupo, falou da importância deste envolvimento com as comunidades rurais. “Ficamos felizes em contribuir com a segurança e saúde de tantos agricultores, são eles, os responsáveis pela matéria prima de qualidade e pelo sucesso do nosso negócio” Finalizou a responsável pela Comunicação e Publicidade do Grupo Coringa, Kilma Marques.

Dados

O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (SINITOX) divulgou resultado de uma pesquisa realizada entre 2000 e 2009, onde 1.412 pessoas morreram por contato, inalação ou ingestão de agrotóxicos, perfazendo uma média de 157 mortes por ano.

 

 



© Copyright 2017 | Todos os direitos reservados.